top of page
TRATAMENTO DE MATERIAIS ARQUEOLÓGICOS
Como fiéis depositários do espólio proveniente das nossas intervenções, assumimos a responsabilidade pela sua conservação.

Todo o espólio é lavado, marcado, inventariado, etiquetado e fotografado em conjuntos, por unidade estratigráfica.

Todas as peças delicadas ou outras de maior valor arqueológico (moedas, peças cerâmicas, adereços e objectos de adorno, instrumentos líticos ...) são ainda alvo de tratamentos de limpeza e estabilização adequados à sua conservação.

Este processo é acompanhado do registo fotográfico e inventário de peças através de preenchimento de  ficha individualizada em base de dados criada para o efeito, de acordo com as Normas de Inventário do (ex) IPM.

As bases de dados de espólio constituem uma ferramenta que serve de interface para o seu estudo e divulgação. Partindo do inventário realizado, desenvolve-se a inserção de conteúdos relativos à caracterização e estudo das peças, seja no âmbito da elaboração de simples relatórios da intervenção seja, mais adiante e a um nível mais aprofundado, em estudos integrados em acções de divulgação como exposições, produção de catálogos e edições...

bottom of page