RICARDO TEIXEIRA

Sócio-Gerente

Coordenador Geral

Licenciado em História, variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1985, obteve o grau Mestre em Arqueologia, em 1996, pela mesma instituição.

Em 2001, juntamente com Vítor Fonseca, fundou a Ricardo Teixeira e Vítor Fonseca, Arqueologia Lda., da qual é sócio-gerente. Assume funções de coordenador geral da empresa estando particularmente ligado a área de investigação.

As suas principais áreas de investigação são a Arqueologia Medieval e Moderna; Arqueologia Monástica e Cisterciense; Organização dos Territórios e do Povoamento; Castelologia e Cerâmicas Medievais e Modernas.

Ao longo da sua atividade profissional e de investigação destacam-se as funções de co-direção  de trabalhos arqueológicos diversos e execução de estudos e publicações na área da arqueologia urbana, arqueologia medieval, estudos de cerâmica, edições de divulgação do património arqueológico. Na área da museologia tem coordenado e colaborado em diferentes projetos museológicos em que concebeu, coordenou e preparou conteúdos. Tem coordenado e desenvolvido trabalhos na área dos estudos patrimoniais, destacando-se os estudos de conjuntos urbanos, estudos de arqueologia da arquitetura e registos de edificado, pesquisas bibliográficas e documentais e pesquisas de património. Dentro dos registos e estudos de edificado são de referir a realização de estudos relacionados com a temática dos sistemas hidráulicos, nomeadamente o levantamento da cisterna de Lamego, a coordenação dos trabalhos de levantamento e registo da cisterna do Castelo da Feira ou a definição de um plano de estudo do sistema hidráulico do mosteiro de Ancede.

ARQUEOLOGIA E PATRIMONIO LOGOTIPO