PAULA FERNANDES

Técnica Superior de Conservação e Restauro

Possui Licenciatura e Mestrado (pós-Bolonha) em Conservação e Restauro, concluídos em 2006 e 2008 respectivamente, pela FCT da Universidade Nova de Lisboa.

 

Realizou estágio curricular e elaborou a tese Estudo dos vitrais do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) – Caracterização física e química, técnicas de decoração e morfologias de corrosão. Em 2009 realizou estágio profissional na Academia ARS (Art & Restoration Studio), em Florença.

Integrou a equipa da Arqueologia e Património em 2011, como técnica superior de conservação e restauro, com intervenções em espólio arqueológico (material cerâmico, vidro, metal, pedra, etc.); em estruturas arqueológicas e arquitetónicas (alvenaria, cantaria, escultura, etc.); e em revestimentos azulejares (figurativo e padrão). São de destacar projetos de co-direção de campo e acompanhamento em estruturas arqueológicas e arquitetónicas: Arquivo Municipal de Chaves, Mosteiro de Castro de Avelãs (Bragança) e Ponte medieval sobre o Rio Leça. E trabalhos desenvolvidos em azulejo padrão de 9 fachadas (Ovar), painéis figurativos da Estação de Caminha e painéis contemporâneos e escultura de faiança no Museu Nogueira da Silva (Braga). Colabora na preparação de propostas técnicas e participa em ações de divulgação e formação.

ARQUEOLOGIA E PATRIMONIO LOGOTIPO