LILIANA BARBOSA

Arqueóloga

Licenciada em História, variante de Arqueologia, em 2001 pela Faculdade de Letras da Universidade do Coimbra.

Em 2002 entrou ao serviço da Arqueologia e Património como estagiária, dirigindo desde então projetos de intervenção arqueológica em diversos tipos de sítio, com cronologias distintas.

Como coordenadora de intervenções arqueológicas elabora os Planos de Trabalhos Arqueológicos, define a metodologia e equipas, dá apoio técnico e científico ao trabalho de campo e faz a articulação com as entidades oficiais, clientes e outros intervenientes, marcando presença em reuniões de planeamento com a tutela e dono de obra.

Em gabinete faz a gestão e planeamento dos projetos, coordenando a produção de relatórios e tarefas relacionadas (articulação entre as componentes de organização e gestão de informação, registos gráficos, tratamento e fotografia de espólio, planeamento, acompanhamento à produção de relatórios, colaborando na definição de conteúdos, dando apoio científico e revendo).

Coordena e orienta estágios curriculares e profissionais na área de Arqueologia e Património, no âmbito dos protocolos estabelecidos com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e com a Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

Os seus interesses de investigação direcionam-se para o estudo do espólio cerâmico, destacando-se neste âmbito a produção industrial de faiança portuguesa.

ARQUEOLOGIA E PATRIMONIO LOGOTIPO