JORGE FONSECA

Arqueólogo

Licenciado em História, variante de Arqueologia, em 2001 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

Em 2002 entrou ao serviço da Arqueologia e Património como estagiário assumindo, desde então, a direção em intervenções arqueológicas em diferentes contextos, principalmente no âmbito da Arqueologia Medieval, Arqueologia Industrial e Arqueologia Urbana, nomeadamente no Centro Histórico do Porto.

Os principais projetos que desenvolveu correspondem a intervenções em sítios/edifícios de época medieval, sendo de destacar no seu percurso as escavações no Castelo da Feira (Santa Maria da Feira), na Torre do Castelo de Aguiar de Sousa (Paredes), nos Mosteiros de Ancede (Baião) e Paço de Sousa (Penafiel), nas Pontes de Ronfos e Goimil (Matosinhos) e na necrópole do Laranjal (Baixo Sabor). No âmbito destas intervenções salientam-se a autoria e colaboração em estudos de edificado e o estudo de materiais, nomeadamente de cerâmica, numismática e armamento medieval.

Atualmente exerce funções de coordenação de intervenções arqueológicas, dando apoio logístico, técnico e científico. Em gabinete dá apoio à produção de relatórios colaborando na definição de conteúdos, dando apoio científico e revendo os conteúdos dos relatórios.

ARQUEOLOGIA E PATRIMONIO LOGOTIPO